@mateybloke
Acabei de ver o seu vídeo no YouTube sobre a queda de carregamento para 1,5kW. Lamento dizer que parece que o seu ICCU está com defeito. Alguns pontos da minha experiência.
1. Se quiser testar num Zappi, defina o Zappi para o modo FAST para evitar qualquer possibilidade de estar relacionado com o Intelligent Octopus Go (IOG). (Não se esqueça de desativar o carregamento inteligente na aplicação Octopus). Quando o carregamento cair, verifique o PWM no Zappi, se for 53%, então o Zappi está a oferecer a taxa total.
2. Se quiser verificar num carregador público ou outro, certifique-se de que é monofásico de 7kW, pois o carregamento de 11kW não mostrará o problema. Verificado pelo meu concessionário quando tive o problema. (Suspeito que seja porque a carga é distribuída, portanto, menos de 7kW por fase.)
3. Conduzir o carro por uma curta distância reinicia-o e o carregamento começou novamente a 7kW antes de cair novamente para aproximadamente 1,5kW.
4. O tempo necessário para que o carregamento caia para 1,5kW pode variar de dezenas de minutos a horas.
5. Diminuir a taxa de carregamento usando o aplicativo Kia mascarará o problema. Eu poderia carregar a 90% sem problemas.
6. Eventualmente, ao realizar um teste de carregamento num carregador de 7kW do concessionário, o carro parou de carregar completamente após cerca de 10 minutos. Tentou uma segunda vez com o mesmo resultado. Foi isso que finalmente fez com que a Kia concordasse em substituir o ICCU. No entanto, o carro ainda carregaria no meu Zappi com ele definido para 90% no aplicativo Kia.
7. Todas as atualizações de firmware foram aplicadas, mas não conseguiram resolver o problema (suspeito que os danos já tivessem sido causados).
8. Desde que o ICCU foi substituído, o carregamento voltou à potência total no meu Zappi, incluindo com IOG. Não tenho certeza, mas parece que agora pode haver um aumento inicial para a potência total por um curto período (arranque suave). Espero que este seja o fim do meu problema com o ICCU, mas precisarei de mais alguns meses para começar a ter confiança em vez de esperança.
9. O número de relatos de problemas com o ICCU parece ter diminuído ultimamente, então talvez a atualização de firmware mais recente tenha sido bem-sucedida na redução do risco de danos ou talvez a maioria dos ICCUs suscetíveis já tenha falhado e sido substituída, mas como no ponto 8 acima, levará muito tempo para ganhar confiança, especialmente porque isso está em andamento desde a introdução da plataforma EGIMP e a Kia não explicou o problema e a solução.