Como
@Ken Gillam, a minha resposta é que tenho o meu Soul desde maio de 2021 e não tive problemas de carregamento AC.
Além da diferença de que 11kW está a usar o carregador embutido configurado para 3 fases (então essa é uma diferença significativa), cada fase está a transportar apenas 16 amperes quando em 11kW, enquanto o carregamento de 7kW é uma fase a transportar 32A. Ambos os tipos de carregamento podem ter problemas por diferentes razões. Se uma garagem colocasse o carro num carregador de 11kW, ele exerceria um processo diferente.
Não acredito que as dificuldades de carregamento do EV3 sejam típicas de EVs em geral. Bastantes de nós com Kia EVs também já estivemos em outros fóruns de EVs. Tanto aqui na Kia como em outros lugares, o principal fio condutor tem sido as baterias de 12V. Claro que cada fabricante (visto em outros fóruns de EVs) também parece ter as suas principais queixas: comportamentos automatizados, navegação, ruídos, etc.
No geral, em 4 anos a observar estes fóruns, parece que a marca Kia tem-se saído bastante bem. O nosso Kia Soul nunca teve qualquer dificuldade de carregamento AC de 7kW. É um carro que só pode carregar a 7kW AC, pelo que a tecnologia de carregamento será mais simples. Também não posso carregar em casa, por isso há o fator adicional de que usei muito mais variações em AC e carregamento rápido do que muitos proprietários que carregam em casa. Nunca tive um problema a 7kW.
É da natureza de tantos proprietários iniciais de EVs que eles
têm carregamento em casa e alguns estão em sistemas que incluem PV e/ou armazenamento de bateria e/ou tarifas inteligentes... tudo isto por vezes obscurece o quadro, pois as pessoas têm problemas que podem envolver horários no carro para carregamento e horários na wallbox e horários do seu fornecedor de eletricidade.
Se houve uma coisa que notei sobre os modelos pré-EV3, foi o comportamento aparentemente irracional dos horários de carregamento das pessoas no carro - possível conflito do que o carro estava configurado ou do que as aplicações nas mãos de dois utilizadores estavam configuradas?
A outra coisa é que, embora os fóruns sejam excelentes para nos colocar em contacto com os proprietários e detetar problemas comuns, existe uma tendência para que os problemas pareçam ser mais comuns do que realmente são. A bateria de 12V é um bom exemplo. As pessoas fazem questão de procurar e publicar se têm um problema, mas não se não tiverem.
Não sabemos quantas pessoas nunca tiveram um problema de 12V - eu não tive e o meu carro fica na rua durante dias, possivelmente semanas a fio e pode só ser carregado 1-3 vezes por mês.
Claramente, o EV3 sofreu alguns problemas bastante comuns, talvez um design, mas mais provavelmente uma
tolerância de design ou tolerância de componentes ou um problema de lote de fabrico. Provavelmente há uma maioria significativa que não está a ter problemas, ou os seus concessionários estariam muito mais informados (a menos que estejam a mentir!)
A grande coisa sobre fóruns como este e speakev é que eles reúnem os proprietários e detetamos problemas comuns. Tende a mostrar a falta de conhecimento dos concessionários, mas, com justiça, um concessionário Kia não é como a Tesla com um foco único em EVs - se um concessionário vender 30 EV3 num mês e o problema for algo como 1 em 50 ou 100, eles não terão a mesma clareza que parece evidente aqui. Claro que a Kia UK e globalmente tem o dever de ser honesta com os concessionários sobre os problemas que estão a ser relatados... É aí que acho que as coisas estão a falhar. É muito bom ter algo como uma "base de conhecimento" de falhas, mas também precisa de alguma forma de ligar os pontos com problemas que estão a ser relatados e que não têm soluções conhecidas. O problema é que tantas organizações preferem a abordagem "ninguém mais está a ter problemas" à honestidade de dizer "novo para nós, mas a sede está a observar um padrão do que parecem ser problemas semelhantes e a investigar".