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Levei meu carro à concessionária esta manhã, conversei com o gerente de serviço e expliquei o que estava acontecendo - a taxa de carregamento caindo para 1,4KW depois de uma ou duas horas.

Ele disse que, em vez de usar um de seus carregadores de 11KW, ele os faria tentar em sua unidade normal de 7KW.

Recebi uma notificação há cerca de uma hora para dizer que o carro estava carregando.

Acabei de verificar há alguns minutos e estava mostrando uma taxa de carregamento de 1,4KW no aplicativo Kia.
Agora mostrando "não conectado".

O estado de carga aumentou em 4%, a autonomia aumentou em menos de 20 milhas, desde que o deixei.

Supondo que o aplicativo Kia esteja me dando dados em tempo real, parece que a falha está aparecendo para a concessionária
Estranhamente, estou aliviado com isso. Meu revendedor aceitou minhas capturas de tela zappi como evidência de que o ICCU está com defeito. A Kia UK não faria isso, então estarei lá na quinta-feira para que eles experimentem seu carregador de 7kw. O meu tinha carregado OK em seu carregador de 11kw.
 
Estou me perguntando se a atualização OTA de algumas semanas atrás foi uma tentativa de corrigir o problema da ICCU, ou apenas projetada para evitar que ele acontecesse em carros que ainda não haviam apresentado falhas?
Fiz uma carga de 70% no fim de semana, o que me deu tempo suficiente para fazer alguns testes. Com a atualização, a ICCU é menos agressiva na proteção, quando ruído aparece na alimentação da rede, ou seja, agora é preciso mais ruído para acionar uma redução temporária na taxa de carregamento.
 
Tendo falhado a carga na Concessionária ontem, cheguei em casa com 59% de bateria.
Liguei o carro, defini a taxa de carga no aplicativo Kia para 90%, com um limite de 90% em AC.

A Octopus me deu 2 slots extras, curtos, e depois um slot longo da meia-noite às 4 da manhã.

O carro estava com 90% esta manhã e, olhando para os gráficos, todos os 3 slots estavam com os 6,9KW completos - sem queda alguma.

Olhando para o gráfico "casa toda" HA, houve nove picos de 1KW durante as 3,5 horas de carregamento a partir da meia-noite, presumivelmente causados pela geladeira e freezers ligando.
A bomba de calor também estava funcionando durante a noite (unidade Mitsubishi, então ela funciona em ciclos de 20 minutos porque não consegue modular baixo o suficiente em clima mais quente), assim como 'er indoors' que se levantou e fez café algumas vezes.
Muito "ruído" no fornecimento, mas sem efeitos negativos.
 
Não tendo conseguido carregar na Concessionária ontem, cheguei em casa com 59% de bateria.
Liguei o carro, defini a taxa de carregamento no aplicativo Kia para 90%, com um limite de 90% em AC.

A Octopus me deu 2 slots extras, curtos, e depois um slot longo da meia-noite às 4 da manhã.

O carro estava com 90% esta manhã e, olhando os gráficos, todos os 3 slots estavam com os 6,8KW completos - sem queda alguma.

Olhando para o gráfico "casa toda" HA, houve nove picos de 1KW durante as 3,5 horas de carregamento a partir da meia-noite, presumivelmente causados pela geladeira e freezers ligando.
A bomba de calor também estava funcionando durante a noite (unidade Mitsubishi, então ela funciona em ciclos de 20 minutos porque não consegue modular baixo o suficiente em clima mais quente), bem como 'er indoors' levantando-se e fazendo café algumas vezes.
Muito "ruído" no fornecimento, mas sem efeitos negativos.
Interessante. Pergunto-me se diminuir a taxa de carregamento para 90% está dando ao ICCU um pouco mais de espaço contra ruído.
 
Interessante. Pergunto-me se reduzir a taxa de carga para 90% está a dar ao ICCU um pouco mais de espaço contra ruído.
Somos novos em VE, e a nossa primeira experiência não foi boa! Em relação aos problemas de carregamento que temos tido com o nosso EV3 (embora eu espere que tenhamos cruzado a linha de chegada agora, com a troca de carro), tudo isto parece ser muito para assimilar só para carregar um carro? Este problema está isolado apenas à Kia e, de facto, ao EV3 e EV6, etc., ou todos os VE têm os seus problemas durante o carregamento. Temos muito a aprender, pois pensávamos que seria apenas uma questão de ligar e carregar.
 
Interessante. Pergunto-me se reduzir a taxa de carregamento para 90% está a dar ao ICCU um pouco mais de espaço contra ruído.
Muito possivelmente.

Também me pergunto se o tipo de carregador usado tem alguma influência. O chefe de serviço disse que iria experimentar o meu carro no seu carregador de oficina básico de 7KW sem fios com cabo "sem nome". Presumivelmente uma simulação de "pior cenário" de um carregador doméstico.

Eles têm vários carregadores de 11KW nas áreas de estacionamento, para demonstrações e carros de cortesia. Estou a adivinhar que estes são carregadores trifásicos de nível comercial, com melhor filtragem de ruído?
3 fases também é inerentemente "mais limpo" do que monofásico?
 
Muito possivelmente.

Também estou a questionar-me se o tipo de carregador utilizado tem alguma influência. O chefe de serviço disse que iria experimentar o meu carro no seu carregador de oficina básico de 7KW, sem fios, com um cabo "sem nome". Presumivelmente uma simulação de "pior cenário" de um carregador doméstico.

Eles têm vários carregadores de 11KW nas áreas de estacionamento, para demonstrações e carros de cortesia. Estou a assumir que estes são carregadores trifásicos de nível comercial, com melhor filtragem de ruído?
É que a alimentação trifásica é inerentemente "mais limpa" do que a monofásica?
Além disso, o ICCU reconfiguraria-se quando ligado a uma fonte de alimentação trifásica, pelo que nem sempre é um bom teste.
 
Somos novos em VE's, e a nossa primeira experiência não foi boa!
Em relação aos problemas de carregamento que temos tido com o nosso EV3 (embora eu espere que tenhamos cruzado a linha de chegada agora, com a troca do carro), tudo isso parece ser muita coisa para assimilar, só para carregar um carro? Este problema é apenas isolado para a Kia e, de facto, o EV3 e EV6, etc., ou todos os VE's têm os seus problemas ao carregar. Temos muito a aprender, pois pensávamos que seria apenas uma questão de ligar e carregar.
Não deixe que o problema de carregamento o desanime. Se não tivesse aderido a este fórum, não saberia de nada: saberia que tinha um problema de carregamento, o concessionário resolveu-o, fim da história - aproveite o seu VE!

Todos os carros têm problemas, não apenas os VE's. Alguns problemas afetarão um proprietário e não outro, faz parte da construção e posse de carros. Sem dúvida que a Kia teve alguns problemas com o carregamento, qual é o problema real, só a Kia sabe, nenhum de nós tem acesso a essa informação. Portanto, quando temos um problema, reunimo-nos em fóruns como este e apresentamos possíveis soluções. Isso pode ou não ajudar os outros.

Não deixe que estas discussões sobre problemas o afastem de um carro bonito como o EV3, em vez disso, aproveite-o.
 
Meu carro vai amanhã, encontrei um post sobre o EV6 com problemas de ICCU no ano passado:

"Algumas informações sobre o problema do ICCU. Conversei com meu técnico Kia EV, que por acaso possui um EV6 GT 2023. A principal causa da falha do ICCU é devido a carregadores de nível 2 baratos que não aumentam a corrente ao iniciar o carregamento. Isso pode causar sobrecarga e eventual falha do ICCU.
Evidentemente, existe uma atualização de software para evitar que essa sobrecarga aconteça, instruindo o ICCU a determinar a corrente necessária e não o carregador.
Então, meu EV6 GTL 2024 fabricado em agosto de 2023, agora tem a atualização de software. E sim, meu carro faz parte do recall. Espero que esta seja a solução real para o nosso problema de ICCU."

Parece que a atualização que tivemos recentemente pode evitar que mais desses problemas aconteçam, mas se eles já aconteceram, precisam de uma substituição.
 
Como @Ken Gillam, a minha resposta é que o meu Soul desde maio de 2021 e sem problemas de carregamento AC.

Além da diferença de que 11kW está a usar o carregador embutido configurado para 3 fases (então essa é uma diferença significativa), cada fase está a transportar apenas 16 amperes quando em 11kW, enquanto o carregamento de 7kW é uma fase a transportar 32A.

Não acredito que as dificuldades de carregamento do EV3 sejam típicas dos EVs em geral. Alguns de nós com Kia EVs também estaremos em outros fóruns de EVs. Tanto aqui na Kia como em outros lugares, o principal fio condutor tem sido as baterias de 12V. Claro que cada fabricante (visto em outros fóruns de EVs) também parece ter as suas principais queixas: comportamentos automatizados, navegação, ruídos, etc.

No geral, em 4 anos até agora a observar estes fóruns, parece que a marca Kia tem-se saído muito bem. O nosso Kia Soul nunca teve qualquer dificuldade de carregamento de 7kW. É um carro que só pode carregar a 7kW AC, por isso a tecnologia de carregamento será mais simples. Também não posso carregar em casa, por isso há o fator adicional de que usei muito mais variações em AC e carregamento rápido do que muitos proprietários de carregamento doméstico. Nunca tive um problema a 7kW.

É da natureza de tantos proprietários iniciais de EVs que eles têm carregamento doméstico e alguns estão em sistemas que incluem PV e/ou armazenamento de bateria e/ou tarifas inteligentes... tudo isto por vezes obscurece o quadro, pois as pessoas têm problemas que podem envolver horários no carro para carregamento e horários na wallbox e horários do seu fornecedor de eletricidade.
Se houvesse uma coisa que notei uma história de queixas sobre os modelos pré-EV3, era o comportamento irracional aparente dos horários de carregamento das pessoas no carro - possível conflito do que o carro estava configurado ou do que as aplicações nas mãos de dois utilizadores estavam configuradas?

A outra coisa é que, embora os fóruns sejam excelentes para nos colocar em contacto com os proprietários e detetar problemas comuns, existe uma tendência para que os problemas pareçam mais comuns do que realmente são. A bateria de 12V é um bom exemplo. As pessoas fazem questão de procurar e postar se têm um problema, mas não se não têm.

Não sabemos quantas pessoas nunca tiveram um problema de 12V - eu não tive e o meu carro fica na rua durante dias, possivelmente semanas a fio e pode só ser carregado 1-3 vezes por mês.
Claramente, o EV3 sofreu alguns problemas bastante comuns, talvez um design, mas mais provavelmente uma tolerância de design ou tolerância de componente ou um problema de lote de fabrico. Provavelmente existe uma maioria significativa que não está a ter problemas ou os seus concessionários estariam muito mais informados (a menos que estejam a mentir!)

A grande coisa sobre fóruns como este e speakev é que eles reúnem os proprietários e detetamos problemas comuns. Tende a mostrar a falta de conhecimento dos concessionários, mas, com justiça, um concessionário Kia não é como a Tesla com um foco único em EVs - se um concessionário vender 30 EV3s por mês e o problema for algo como 1 em 50 ou 100, eles não terão a mesma clareza que parece evidente aqui. Claro que a Kia UK e globalmente tem o dever de ser honesta com os concessionários sobre os problemas que estão a ser relatados... É aí que acho que as coisas estão a falhar. É muito bom ter algo como uma "base de conhecimento" de falhas, mas também precisa de alguma forma de juntar os pontos com problemas que estão a ser relatados e que não têm soluções conhecidas. O problema é que tantas organizações preferem a abordagem "ninguém mais está a ter problemas" sobre a honestidade de dizer "novo para nós, mas a sede está a observar um padrão do que parecem problemas semelhantes e a investigar".
 
Somos novos em EVs, e nossa primeira experiência não foi boa!
Em relação aos problemas de carregamento que tivemos com o nosso EV3 (embora eu espere que tenhamos cruzado a linha de chegada agora, com a troca de carro), tudo isso parece ser muita coisa para assimilar, só para carregar um carro? Este problema é isolado apenas para a Kia e, de fato, o EV3 e o EV6, etc., ou todos os EVs têm seus problemas ao carregar. Temos muito a aprender, pois pensávamos que seria apenas uma questão de conectar e carregar.
Certamente nunca ouvi falar de nenhum Kia mais antigo com esse problema. Parece estar limitado à plataforma E-GMP.
Nenhum problema com o meu E-Niro.
 
Parece definitivamente que os cabos não são um fator com o problema do EV3, porque o carregamento às vezes pode ser normal ou mudar depois de um tempo, mas eu queria adicionar isso para completar, para quem chegar a este tópico um dia, com problemas de carregamento AC "mais lento do que o esperado"... o cabo pode às vezes ser um fator.

Nossos carros que só podem carregar a 7kW provavelmente serão fornecidos com um cabo adequado para apenas uma fase de 32A.
Qualquer carro que possa carregar a 22kW deve ser fornecido com um cabo de carregamento com os condutores extras necessários para energia trifásica e cada condutor deve ser capaz de 32A
Um carro de qualquer modelo que possa carregar a 11kW está fazendo isso com 3 fases (condutores extras no cabo), cada um precisando transportar 16A.
Um cabo barato de 11kW significaria que quando o carro está conectado a um ponto de carregamento "7kW" (monofásico), uma casa típica, o cabo só permite 16A, não os 32A necessários para 7kW - portanto, alguém pode experimentar ~3,5kW de carregamento com esse cabo.

O resultado é o seguinte:
  • Um cabo de 22kW pode fornecer carregamento de 7, 11 ou 22kW de um ponto de carregamento capaz dessas potências
  • Um cabo de 7kW sempre funcionará apenas a 7kW, obviamente, independentemente do que o ponto de carregamento AC mostrar
  • Um cabo vendido como 11kW pode ser bom para 11kW, mas, para uma tomada monofásica, só pode fornecer metade do que um cabo de 7kW faria
Na realidade, a fabricante do carro provavelmente fornecerá cabos para carros que anunciam carregamento AC de 11kW com cabos que têm especificações de 22kW... é a única maneira de o motorista obter 7kW em sua casa.

Eu não esperaria que um carro entregue tivesse um cabo inadequado, mas as pessoas podem ser atraídas em sites para comprar cabos sobressalentes, mais longos ou de cores diferentes e o cabo de 11kW pode ser uma armadilha.
 
Como @Ken Gillam, a minha resposta é que tenho o meu Soul desde maio de 2021 e não tive problemas de carregamento AC.

Além da diferença de que 11kW está a usar o carregador embutido configurado para 3 fases (então essa é uma diferença significativa), cada fase está a transportar apenas 16 amperes quando em 11kW, enquanto o carregamento de 7kW é uma fase a transportar 32A. Ambos os tipos de carregamento podem ter problemas por diferentes razões. Se uma garagem colocasse o carro num carregador de 11kW, ele exerceria um processo diferente.

Não acredito que as dificuldades de carregamento do EV3 sejam típicas de EVs em geral. Bastantes de nós com Kia EVs também já estivemos em outros fóruns de EVs. Tanto aqui na Kia como em outros lugares, o principal fio condutor tem sido as baterias de 12V. Claro que cada fabricante (visto em outros fóruns de EVs) também parece ter as suas principais queixas: comportamentos automatizados, navegação, ruídos, etc.

No geral, em 4 anos a observar estes fóruns, parece que a marca Kia tem-se saído bastante bem. O nosso Kia Soul nunca teve qualquer dificuldade de carregamento AC de 7kW. É um carro que só pode carregar a 7kW AC, pelo que a tecnologia de carregamento será mais simples. Também não posso carregar em casa, por isso há o fator adicional de que usei muito mais variações em AC e carregamento rápido do que muitos proprietários que carregam em casa. Nunca tive um problema a 7kW.

É da natureza de tantos proprietários iniciais de EVs que eles têm carregamento em casa e alguns estão em sistemas que incluem PV e/ou armazenamento de bateria e/ou tarifas inteligentes... tudo isto por vezes obscurece o quadro, pois as pessoas têm problemas que podem envolver horários no carro para carregamento e horários na wallbox e horários do seu fornecedor de eletricidade.
Se houve uma coisa que notei sobre os modelos pré-EV3, foi o comportamento aparentemente irracional dos horários de carregamento das pessoas no carro - possível conflito do que o carro estava configurado ou do que as aplicações nas mãos de dois utilizadores estavam configuradas?

A outra coisa é que, embora os fóruns sejam excelentes para nos colocar em contacto com os proprietários e detetar problemas comuns, existe uma tendência para que os problemas pareçam ser mais comuns do que realmente são. A bateria de 12V é um bom exemplo. As pessoas fazem questão de procurar e publicar se têm um problema, mas não se não tiverem.

Não sabemos quantas pessoas nunca tiveram um problema de 12V - eu não tive e o meu carro fica na rua durante dias, possivelmente semanas a fio e pode só ser carregado 1-3 vezes por mês.
Claramente, o EV3 sofreu alguns problemas bastante comuns, talvez um design, mas mais provavelmente uma tolerância de design ou tolerância de componentes ou um problema de lote de fabrico. Provavelmente há uma maioria significativa que não está a ter problemas, ou os seus concessionários estariam muito mais informados (a menos que estejam a mentir!)

A grande coisa sobre fóruns como este e speakev é que eles reúnem os proprietários e detetamos problemas comuns. Tende a mostrar a falta de conhecimento dos concessionários, mas, com justiça, um concessionário Kia não é como a Tesla com um foco único em EVs - se um concessionário vender 30 EV3 num mês e o problema for algo como 1 em 50 ou 100, eles não terão a mesma clareza que parece evidente aqui. Claro que a Kia UK e globalmente tem o dever de ser honesta com os concessionários sobre os problemas que estão a ser relatados... É aí que acho que as coisas estão a falhar. É muito bom ter algo como uma "base de conhecimento" de falhas, mas também precisa de alguma forma de ligar os pontos com problemas que estão a ser relatados e que não têm soluções conhecidas. O problema é que tantas organizações preferem a abordagem "ninguém mais está a ter problemas" à honestidade de dizer "novo para nós, mas a sede está a observar um padrão do que parecem ser problemas semelhantes e a investigar".
Olá Robin, concordo que as pessoas são menos propensas a publicar os aspetos positivos em fóruns como este. Tenho um Fiat 500e de 4 anos que não teve problemas, enquanto outros tiveram problemas de bateria de 12v, etc. Este é um bom lugar para reunir a nossa experiência, especialmente se alguns concessionários estiverem a negar a existência de um problema. Gosto muito do carro, à parte deste problema é uma ótima condução carregada com muita coisa pelo dinheiro.
 
Meu carro vai amanhã, encontrei um post sobre o EV6 com problemas de ICCU no ano passado:

"Algumas informações sobre o problema da ICCU. Conversei com o técnico da Kia, que por acaso possui um EV6 GT 2023. A principal causa da falha da ICCU é devido a carregadores de nível 2 baratos que não aumentam a corrente ao iniciar o carregamento. Isso pode causar sobrecarga e eventual falha da ICCU.
Evidentemente, existe uma atualização de software para evitar essa sobrecarga, instruindo a ICCU a determinar a corrente necessária e não o carregador.
Então, meu EV6 GTL 2024 fabricado em agosto de 2023, agora tem a atualização de software. E sim, meu carro faz parte do recall. Espero que esta seja a solução real para o nosso problema de ICCU."

Parece que a atualização que tivemos recentemente pode evitar que mais desses problemas aconteçam, mas se já aconteceram, eles precisam de uma substituição.
Até onde sei, com ar condicionado, é sempre o carro que controla o carregamento. Um ponto de carregamento é, em essência, um interruptor que informa ao carro a potência máxima disponível. O carregador está no carro, não no ponto de carregamento.
 
Tenho o meu E-Niro há mais de quatro anos e nunca tive problemas de carregamento, estou no simples Octopus Go, por isso não troca os períodos de carregamento.
O nosso Soul carregou perfeitamente no nosso carregador Zappi durante 4 anos. Incluindo paragem/arranque solar, carregamentos programados e paragem/arranque IOG controlado pela Octopus.
 
Atualização, como mencionado antes, meu carro entrou no dia 30, apresentei ao meu concessionário capturas de tela da carga baixa. Depois de um dia, eles concordaram e recomendaram um novo ICCU. Eu só tenho que esperar e decidi pegar meu carro de volta e devolver o carro de cortesia.
 
Eu tinha minhas suspeitas sobre problemas térmicos locais com componentes.
Este artigo, principalmente sobre problemas do Hyundai/Genesis E-GMP nos EUA, menciona seu irmão Kia EV6.
Parece que o software pode estar alterando o comportamento de resfriamento e o comportamento eletrônico para reduzir as oscilações de inicialização que estavam afetando o carregamento de 12V.
Relevante aqui?
https://insideevs.com/features/752768/hyundai-kia-genesis-iccu-failure/
 
Alguns membros lembrarão que tive problemas com o carregamento do meu EV3 que recolhi em dezembro. O carro está atualmente na garagem e tenho um carro de cortesia para dar-lhes a chance de resolver o problema. Tendo tentado carregar em outros carregadores fora de casa (tanto carga rápida em DC quanto cargas mais lentas em 7 kw, 22kw usando AC) consegui confirmar à garagem que, ao carregar rapidamente, não há problema, mas qualquer coisa que use a porta AC causa problemas. Ex. em um 22kw, estava carregando apenas a 3,4 kw, em um AC de 42 kw, estava carregando a 10,3 kw. Salvei todas as capturas de tela do aplicativo e as forneci. Também estou carregando o carro de cortesia de substituição no meu carregador doméstico sem problemas. Só me pergunto se alguém mais teve esse problema desde que postei pela última vez? Obrigado antecipadamente
Você obteve um resultado da Kia - tenho o mesmo problema - a carga cai para 1,4KW após 5 minutos no meu carregador doméstico Hypervolt de 7KW - e tive exatamente o mesmo em outros 3 carregadores AC de 7KW (um Zappi e 2 Tesla Type 2) - funciona bem em carregadores Super DC. Deve ser ICCU, dada a diferença AC vs DC. Estou agendado na concessionária local na terça-feira, mas eles disseram que nenhum outro EV3 relatou esse problema?
 
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